Páscoa
Páscoa quer dizer passagem, mudança de vida.
Na Páscoa lembramos quando Jesus Cristo voltou a viver: passou da morte para a vida.
Por isso Páscoa quer dizer também: MUDANÇA DE VIDA, VIDA NOVA.
A Páscoa é representada:
• Pelo ovo: ele traz dentro uma nova vida, a do pintinho, do passarinho.
• Pelo coelho: ele tem muitos filhotes, muitas novas vidas.
A Páscoa deve ser essa VIDA NOVA para nós.
E você: o que precisa mudar para que sua vida seja nova também?
________________________________________________
POR QUE CADA ANO A PÁSCOA TEM UMA DATA DIFERENTE?
Na verdade, a Páscoa Cristã (Ressurreição de Jesus Cristo) é conseqüencia de duas outras datas:
1) A Páscoa judaica (que coincidiu com a morte e ressurreição de Jesus Cristo - basta lembrar que os judeus tiveram pressa em crucificar e retirar Jesus da cruz, pois estavam na véspera da páscoa judaica e não queriam estragar a solenidade, veja isso nos Evangelhos,especialmente no de São João, cap. 19, versiculo 31).
2) Festas pagãs de comunidades européias primitivas, que festejavam a chegada da Primavera e reverenciavam a natureza por seus frutos.
Então a Páscoa enquanto data é resultado da junção dessas duas datas, com prevalência óbvia da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sobretudo para substituir a festa pagã da primavera.
Dessa forma, a Páscoa sempre é comemorada na noite do sábado da primeira lua cheia após o equinócio de março, continuando no domingo, dai a Páscoa sempre no domingo - primeiro dia da semana (início da primavera na Europa, outono para nós - vale lembrar das aulas de Geografia). Por isso a data da Páscoa sempre é móvel, pois segue o calendário lunar.
E a Páscoa é a data central do calendário católico. A partir dela (noite do 1º sábado de lua cheia após o equinócio de março) são calculadas todas as outras datas católicas, antes e depois:
• Quarenta dias antes é a Quaresma (lembrando os 40 dias que Jesus esteve no deserto), antes dela o carnaval e a quarta-feira de cinzas (o carnaval é calculado a partir da Páscoa, e não esta a partir dele).
• Cinqüenta dias após a Páscoa temos Pentecostes (a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, que estavam com medo, pois Jesus ressuscitado já havia voltado definitivamente ao céu na ascensão; a partir de Pentecostes ficaram com coragem de anunciar sua fé). Dai duas semanas, em uma 5ª feira, temos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
Pode parecer que eu queira fazer catequese ou doutrinamento neste espaço. Nada disso. Quero apenas explicar o porque das datas móveis de origem católica. Mesmo porque são datas, em sua maioria, presentes no calendário civil.
Portanto nada mais justo conhecer suas origens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário